quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Questão cubana


Pode haver capitalismo sem liberdade, mas não há liberdade sem capitalismo. Olhe o mundo: a China é indubitavelmente capitalista, no entanto, onde está a liberdade, a democracia? Agora tente encontrar um lugar onde exista democracia e liberdade civil, mas que não exista capitalismo mesmo em uma forma mais básica. Não sei de nenhum.

Cuba pode seguir, e provavelmente seguirá se tiver chance, o exemplo chinês. Com certeza as condições gerais do povo, com o fim do “embargo” (que na minha opinião não é embargo, mas boicote) e um estímulo capitalista mudaria o cenário lamentável da ilha. Existe potencial para produzir mais do que charutos naquela ilha, tenho certeza. Mas, mesmo assim, não haveria necessariamente liberdade.

Os líderes cubanos que clamam pelo vil metal americano o fazem espertamente: enriquecem o país, alimentam seu povo e ainda podem manter o regime tal qual sempre foi. Cai o “embargo” externo, mas se mantém o interno, muito pior e mais violento, como bem disse Yoani em seu blog.

Que Obama faça uma boa barganha. Derrube o boicote, mas só depois que os generais geriátricos e a múmia comunista derrubar o seu.

Imagem: Cox and Forkum

Um comentário:

Diego disse...

Liberdade sem capitalismo.. Bem pensado. Alguém bem letrado em geografia podia tentar encontrar o mais próximo disso. :D