sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A grande porta dos fundos


Os deputados aprovaram projeto que determina que metade de todas as vagas nas universidades federais e escolas técnicas sejam reservadas para negros e estudantes oriundos do sistema público de ensino.

Por um lado, o Estado não apenas assume que raças existem como também pretende oferecer tratamento diferenciado com base na cor da pele de seus cidadãos, por outro reconhece que as escolas públicas são umas merdas, mas não pretende fazer nada para mudar esta realidade.

Disto resulta que a porta dos fundos de nossas universidades agora tem mesmo tamanho da porta da frente. Que as notas e médias sejam sempre publicadas, para que aqueles que não conseguiram entrar pela porta da frente saibam que tiveram suas vagas tomadas pelos que optaram espertamente pela fácil porta dos fundos.

Brasil, um país de todos?

Imagem: Já é um lixo, pode ficar pior.

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não é papel do Estado alimentar ressentimentos, antagonismos sociais e muito menos gerar preconceitos. Eu ainda tenho grandes dúvidas em relação às cotas. Não sou contra as cotas de escolas públicas, mas sou completamente contra as cotas pela cor da pele. É a típica política que gera preconceito.