sábado, 1 de novembro de 2008

Ironia é para poucos


Aconteceu semana passada aqui em Pelotas. Uma funcionária pública de 42 anos, casada com um negro, militante de movimentos sociais e sindicalista, escreveu artigo irônico sobre a questão das cotas raciais no jornal do sindicato. O Movimento Negro, muito indignado com o que não havia entendido (ironia é para poucos, parece), fez registro de ocorrência de crime de racismo.

Dias depois a mulher se reuniu com líderes do movimento racista, digo, racial para tentar esclarecer a questão, sem sucesso. Quer dizer, segundo a coordenadora no Movimento Negro, Maritza Freitas, o povo do movimento até entendeu o que a sindicalista quis dizer, mas decidiram não retirar a queixa na delegacia. Confuso? Também achei. “Ela fez os esclarecimentos necessários e nós entendemos, mas o que fica é um texto publicado com notória escrita racista, por isso deixaremos a ação seguir seu caminho. Este episódio deve servir de lição para as pessoas lembrarem que ao escrever sobre os outros e suas marcas é preciso fazer isso com responsabilidade”. Em outras palavras, entenderam que a autora não é racista, mas não gostaram de seu texto, logo mantiveram o registro policial. E dona Maritza ainda fez uma ameaça velada aos que se atreverem a escrever textos que não os agrade.

Mas a ignorância na questão não se limitou apenas aos negros do movimento, um professor de Literatura da UFPel parece desconhecer o que é ironia: “O texto é preconceituoso, especialmente na sua primeira parte, porque a autora assume esse discurso racista, mas não apresenta elementos contraditórios capazes de frisar a ironia e desfazer a idéia de que ela pensa assim”. Ora, quer dizer então que uma ironia precisa vir seguida de uma explicação que derrube a ironia? Não pode haver texto escrito com ironia do início ao fim?

A situação, por si só, já é carregada de ironia: uma legítima gauche, esquerdista até os ossos, escreve um texto pró-cotas que os cotistas não entendem. Deus, o mundo está perdido.

Notícia na ZH: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2277216.xml&template=3898.dwt&edition=11006§ion=1003

Blog Amigos de Pelotas: http://www.amigosdepelotas.com/2008/10/caso-de-suposto-racismo-revela.html

Imagem: "Duh"

2 comentários:

Diego disse...

Que coisa heim.. São os movimentos raciais que conspiram contra a igualdade.

"ironia: um texto cotista que os cotistas não entenderam" genial! heheheh

Charlie Foxtrot disse...

E eu ainda escuto com freqüência aquela máxima que reza que tratar com igualdade a desiguais é injustiça, para sustentar cotas raciais. Assumem uma postura flagrantemente racista sem perceber.