segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A inquebrantável vontade humana


Como dizem alguns, as leis do mercado são inexoráveis. E mercado nada mais é do que uma das manifestações da vontade humana. Proibições e restrições a esta vontade devem ser sempre um último recurso, quando não há mais nada a fazer e quando desta medida não surgir um problema ainda maior, que é o que normalmente acontece.

O caso das drogas é exemplar. Drogas são prejudiciais à saúde e ninguém nega ou desconhece tal fato. Mas muito mais prejudicial do que as drogas em si é o crime organizado que vive as custas da proibição do comércio destas substâncias, e isto também ninguém nega ou desconhece. E, no Brasil, tal proibição se limita apenas à venda de entorpecentes, não ao seu uso, em um flagrante equívoco dos legisladores sobre como o mundo funciona. Você pode consumir a droga que quiser, mas aquele que tentar te vender estará cometendo crime de tráfico de drogas, cuja pena é uma das mais altas previstas em nosso Código Penal*.

A questão me veio à mente lendo uma notícia australiana onde o governo, muito preocupado com o bem estar de seus aborígines que descobriram o álcool e seus excessos, optou por proibir o consumo da bebida. Lei Seca. Devem ter pensado que no território selvagem, entre pessoas primitivas, tal proibição teria, pela primeira vez na longa história mundial da Lei Seca, sucesso. Quanta ingenuidade. Os nativos descobriram que cheirar gasolina induz a um estado embriaguez semelhante ao do álcool, mas pelo jeito muito mais ofensivo à saúde do usuário. Pela lógica adotada pelos homens do Estado, o próximo passo é proibir também o comércio da gasolina. Lógico.

*Outra curiosidade foi que a nova lei de drogas instituiu a figura do “financiador do tráfico”, cuja pena é maior do que a do vendedor, ignorando que o maior financiador é justamente o consumidor, razão de existir de um traficante.

A notícia na Folha: Aborígenes australianos cheiram gasolina por causa de "lei seca"

Imagem: Aborígene australiano, que Jared Diamond em sua obra Armas, Germes e Aço considera um dos povos mais criativos. Retirada daqui.

Um comentário:

Ly disse...

Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e acontecimentos atuais de forma leve.

www.mosaicodelama.blogspot.com

Boa leitura!