sábado, 12 de setembro de 2009

O despertar de nosso Leviatã


A crise econômica que assolou (e ainda assola) o mundo era a justificativa perfeita que os fiéis de políticas intervencionistas há muito esperavam. O mercado livre falhou, dizem. O capitalismo liberal provou ser inviável, afirmam. Bogagens! Aos poucos a situação está voltando ao normal e o mercado se ajustando, para desgosto de alguns fiéis mais antenados que já perceberam o fato. Já perceberam mas não aceitaram.

Nessa onda de reviver a regulação e a intervenção nossa republiqueta foi levada de arrasto. E em virtude de todo barulho que estes fiéis fizeram alardeando que a razão da crise foi falta de intervenção, do "neoliberalismo", ocorre que não estamos nem ao menos lutando contra esta onda. De uma hora para outra a reestatização parece algo lógico e muito óbvio.

Leio no Estadão: "Após pré-sal, governo avança em mineração e eletricidade. Governo amplia seu controle sobre a economia, com o aumento da regulação ou criação de mais estatais".Estamos regredindo e os fiéis, saudosos dos tempos das grandes estatais, do controle de preços, da intervenção comemoram.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será dito que a recuperação ocorreu apenas graças as intervenções. O corolário, assim, é esperar que elas apareçam com maior freqüência.

Anônimo disse...

graças às intervenções*

charlie disse...

Com certeza. Como aconteceu em meados do século passado, quando a recuperação da crise foi creditada a Keynes e suas políticas intervencionistas e inflacionárias, coisa que hoje sabemos não ser verdade. A recuperação aconteceu *apesar* de Keynes.

Diego disse...

Será que alguém diria isso?! A crise COMEÇOU com intervenções!