sexta-feira, 3 de julho de 2009

Todo poder ao Executivo


Esperei um tempo antes de publicar neste blog algo sobre a questão de Honduras, por precaução e para me informar um pouco melhor do que se passa naquelas bandas. As impressões:

1- um presidente eleito de forma democrática que ao longo do governo muda sua orientação original (considerada liberal) para uma de viés esquerdista/populista;
2- pretendia fazer uma mudança de ordem constitucional e para isso queria lançar mão da fórmula chavista de consultas populares, atropelando, se necessário, as instâncias legais;
3- tentou cooptar as forças armadas;
4- falhou miseravelmente e o Congresso, junto com o Judiciário e o próprio Exército depuseram o presidente antes que uma consulta fosse realizada;
5- com o presidente fora do país, um parlamentar assumiu temporariamente o poder executivo até que sejam realizadas novas eleições.

Desconheço a natureza da oposição, do Congresso e do Judiciário hondurenhos, mas a princípio parece que instituições típicas de uma democracia entraram em ação para impedir justamente que tal ordem democrática fosse abalada por um assédio do Executivo. Montesquieu agradece.


Existe atualmente em nossa pobre Latina América uma idéia no mínimo equivocada sobre o que é uma democracia. Para muitos, basta ter o apoio de uma maioria e está feita a tal da democracia. Oras, nada mais estúpido! Quase todos os totalitarismos do século passado contaram com grande apoio de massas populares, e isso nunca fez de tais regimes democráticos.

4 comentários:

Diego disse...

Pois é, a maioria das pessoas acha que democracia é votação.

Neto disse...

É. E o Hugo Chávez continua mesmo fazendo adeptos.

Anônimo disse...

Esse é o prisma que chamaria de democrática a supressão da opinião das minorias, contanto que feita de acordo com a vontade da maioria.

Raphael disse...

Off-topic, Charlie,

Não sei se você tem pretensão para a militar, mas abriu concurso para formação de oficiais em Santa Catarina, perto da tua terra. O que me agradou é que não haverá conteúdo de exatas na prova, apenas português, conhecimentos gerais e direito. É necessário diploma de Bacharel em Direito ou Ciências Jurídicas.

http://www.acafe.org.br/new/concursos/cfo_pmsc_2009/download/Edital_CFO_04_2009.pdf