terça-feira, 23 de junho de 2009

Quem diria?



"Many of the greatest things man has achieved are not the result of consciously directed thought, and still less the product of a deliberately coordinated effort of many individuals, but of a process in which the individual plays a part which he can never fully understand". Friedrich Hayek

Algo nas imagens dos manifestantes iranianos faz imaginar que não é meramente indignação com fraudes eleitorais o que os motivou a ir para as ruas. Essas pessoas parecem algo deslocadas em um regime totalitário de caráter religioso. E elas certamente não estão sendo manipuladas pela CIA. Só não vê quem não quer.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tem um artigo do James Petras que li no blog reaça chamado http://dialogico.blogspot.com/ que diz assim: a mentira das eleições roubadas. TAdinhos.

Charlie disse...

Tchê, o texto é longo demais ao que se propõe. Mas pelo que li é só mais uma compilação de absurdos.

Anônimo disse...

Se o povo - que é desarmado – não recebe apoio quando se levanta contra fanáticos armados e totalitários é difícil esperar que alguma coisa nessa história se sustente.

Aparte isso, dizer que essas pessoas parecem “algo deslocadas num regime totalitário religioso” é perfeito. Em verdade, é o mesmo que afirmar a incompatibilidade natural do homem em relação a governos dessa natureza. Basta espalhar um pouco de tecnologia (vide o que o Twitter está fazendo) e a indignação irá nascer. Mesmo quando o indivíduo não entende completamente o que quer, consegue saber que algo está errado. Seguindo esse entendimento, o mesmo não pode ocorrer com tanta força, digamos, no Afeganistão.

As ferramentas que os iranianos estão usando para se organizarem (tecnologia voltada ao relacionamento) podem não terem sido criadas para esse fim específico “consciously directed thought”, mas acabaram exercendo papel fundamental no fenômeno que toma as ruas persas.

Diego disse...

Até que enfim o bunker voltou! :D